Página em construção
Endometriose
Quando dói ser mulher
O que é a Endometriose?
A Endometriose, ou “endo”, é uma doença inflamatória crónica que afeta maioritariamente as mulheres em idade reprodutiva.
Surge quando tecido semelhante ao endométrio cresce fora do útero. O endométrio é a camada do útero que é expelida mensalmente quando a mulher não está grávida. É portanto, uma doença estrogénio-dependente.
Esse tecido é frequentemente denominado por implantes de endometriose ou lesões de endometriose. Tipicamente localizam-se na pélvis, incluindo os ovários, as trompas de Falópio e atrás do útero.
Este tecido comporta-se como o endométrio: aumenta a seguir à menstruação e sangra. Como não tem por onde ser expelido pelo corpo, ao contrário da libertação do endométrio via vaginal na menstruação, forma um tecido fibroso cicatricial e cistos de sangue, também conhecidos como cistos de chocolate devido à sua cor castanha proveniente da oxidação do sangue.
Tal gera uma inflamação crónica nas zonas afetadas, dolorosa ao ponto de poder ser incapacitante e que tem associados uma série de sintomas e doenças relacionadas consoante as áreas impactadas.
A endometriose impacta várias áreas e qualidade da vida da mulher. A sua capacidade para trabalhar, relacionar-se intimamente, a fertilidade, o seu humor e estado anímico, as finanças...
Quando a matemática não bate certo...
Quando comecei a minha investigação para fundamentar os números da endometriose deparei-me com dois grandes problemas.
7 anos e 7 a 8 médicos depois...
Os obstáculos ao diagnóstico de endometriose
Ser mulher é dor
"Há um atraso de cerca de sete anos no diagnóstico de endometriose.
Descriminação
Qual é a mulher que nunca se sentiu descriminada, desrespeitada e silenciada baixo o preconceito de histérica, neurótica, exagerada e, mais recentemente, como alguém que cujos sintomas são psicossomáticos?
Há apenas 100 atrás, Freud e o seu famoso e prodigioso discípulo Reich consagravam na psicanálise a ostracização da mulher como ser psicologicamente débil e dado a achaques nervosos. Tanto assim que se chegou ao ponto de induzir orgasmos às pacientes como tratamento. Ou choques elétricos...
Não é de estranhar que nós mulheres nos calemos. E que as que não se calem fiquem sem resposta às suas queixas ou oiçam algum comentário desagradável.
[1] World Health Organization: WHO & World Health Organization: WHO. (2023, 24 de Março). Endometriosis. Acedido em 23 de Outubro de 2024. https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/endometriosis